Buscar
  • Julio Reis

Por que usamos ruídos para fazer os bebês ficarem calmos?

Vc já deve ter ouvido falar que "ruídos brancos acalmam bebês" ou que "sons do útero deixam seu bebê bem mais tranquilo", certo?





Tudo isso é verdade sim... mas existem motivos para usarmos, e saiba também quando vc poderá usar na sua casa.


Antes de qualquer coisa preciso explicar a vc que para fazermos o ensaio de um bebê recem nascido precisamos primeiramente fazer váááários cursos, principalmente de fisiologia de um bebê recem nascido. Os ensaios "newborn" são cercados de cuidados e atenção, a qual precisamos ficar atentos. Além disso livros são perfeitos para que vc se atualize e mantenha seu conhecimento atualizado.


Para quem gosta de ler eu recomendo o livro "O Bebê mais Feliz - Guia para um ótimo sono" do Dr. Harvey Karp. Sensacional! Ele explica muitas coisas e abre sua mente com relação ao seu bebê recem nascido. Recomendo a leitura. É um livro vendido facilmente na Amazon por menos de R$ 40,00.



Curtiu essa foto? Gostaria de fazer algumas de seu bebê que está por nascer? Veja mais em https://www.fotoeluz.com/como-funciona-newborn


Agora vamos lá... vamos ao conteúdo em si!


Vcs sabiam que existe em seu bebê o Reflexo da Calma? Esse reflexo é um comportamento automático, presente já no cérebro do bebê, onde ele consegue se acalmar quando alguns elementos são adicionados ao seu ambiente. Incrível não? Então se seu bebê está choroso basta usar um desses elementos para que ele se acalme.


Existem na verdade, segundo Harvey Karp, cinco etapas mágicas para a ativação do reflexo da calma no bebê, desde que não esteja com fome ou dor, lógico! rsrsrsrsrs


Mas há algo que preciso contar a vcs... caso vc não faça corretamente uma das etapas vc pode deixar seu bebê mais irritado ainda, ou então não surtir efeito algum. Como estamos falando em ruido vejo muitos papais e mamães fazendo o famoso "shhhh shhhh shhhh shhh shhhh" de forma errada. Fazendo o ruido baixo ou longe demais. Para o bebê seria como se ainda estivesse tudo em silêncio. Não ativa dessa forma o reflexo da calma.


Esse é apenas uma das etapas que vou explicar ok? Mas todas as etapas são:

- Casulo ou charutinho "bem feito".

- Deitar de Lado tombado para o estômago em seus braços.

- Ruído branco forte e contínuo.

- Balanço constante da forma correta.

- Reflexo da sucção.



Curtiu essa foto? Gostaria de fazer algumas de seu bebê que está por nascer? Veja mais em https://www.fotoeluz.com/como-funciona-newborn


Das 5 etapas acima vou explicar como fazer o ruído. Faço aqui no estúdio e sempre dá muuuuuito certo!


Vamos primeiro analisar o cenário de um bebê ainda na barriga da mamãe?


Lá dentro, quando ele desenvolve a audição o que ele ouve? Ele ouve apenas ruído. Ruído alto e constante. Alto mesmo gente... beeeeem alto. Para termos uma idéia, era mais alto que um aspirador de pó ligado.


Daí seu bebê vem ao mundo e vc fornece a ele algo que ele nunca teve na vida.... SILENCIO! Isso pode ser perturbador para ele num primeiro momento.


Então o que vc precisa para ativar o reflexo da calma é um ruído contínuo, ríspido e chiante, tão alto quando seu próprio choro! Vc pode fazer com sua própria boca o som de "shhhh" bem alto ou então usar aplicativos ou o próprio Youtube. Ainda tem também alguns "aparelhinhos" que são vendidos e que fazem esses sons.


Mais abaixo vou passar alguns que conheço!



Curtiu essa foto? Gostaria de fazer algumas de seu bebê que está por nascer? Veja mais em https://www.fotoeluz.com/como-funciona-newborn


Depois que acalmar seu bebê vc pode diminuir o volume do ruído branco para um nível próximo ao volume de um chuveiro rsrsrsrsrs. Assim vc mantém o reflexo ativo! Mas lembre-se... nada de colocar um volume alto demais também, certo? Coloque um volume que seja suficiente para ele ouvir mais do que seu próprio choro.


Importante: Não é necessário usar o ruído por 24 horas certo? Use somente quando seu bebê estiver em choros fortes e sem motivos. O Harvey Karp também aconselha o uso durante as sonecas e sono noturno, para manter ativo o reflexo da calma nos momentos de sono beeem leve.


Ahhh legal também que saibam q esse reflexo da calma dura em seu bebê por 3 a 4 meses ok?


Outra coisa muito importante... as vezes seu bebê pode não se adaptar bem a um certo tipo de ruido. Na barriga da mamãe o som era profundo, grave e trovejante... como ouvimos dentro da agua. Pode ser q o som que vc esteja colocando esteja agudo demais para seu bebê.


Alguns bebês tem problemas com sons agudos demais, vc sabia disso? Nosso cérebro automaticamente prestam mais atenção em sons agudos. Por outro lado somos mais acalmados e embalados por sons mais graves.


Se mesmo assim seu bebê ainda se incomoda um pouco com o som veja o que vc pode fazer para tornar o ruído seu aliado e finalmente ativar o reflexo da calma:

  1. Toque o som em volume baixo e ao fundo a cada noite, por uma semana, antes de começar a utilizá-lo com mais frequência. Isso fará o cérebro do bebê se acostumar com o ruído.

  2. Ponha uma toalha ou camiseta sobre o falante para deixar o som mais grave.

Segue abaixo alguns modelos de Aparelhos que são vendidos em lojas para simular o ruído branco.















Vc pode achar esses aparelhos na Amazon ou Mercado livre por menos de R$ 200,00.


Caso queira economizar um pouco vc pode usar seu próprio celular. No Youtube existem vários sons de ruído branco ou White Noise. Tem ainda aplicativos gratuitos para essa finalidade como o Baby Sleep ou Sleep Baby.


Espero ter ajudado vcs!!! Beijos!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Julio Reis. Criado orgulhosamente com Wix.com

Estúdio Foto e Luz

Julio Reis

(11) 98578-7272

Rua Dona Brígida, 316 - Vila Mariana, São Paulo

(Não recebemos visitas durante a pandemia. Agende seu ensaio antes.)